– Educação plena e com foco no protagonismo dos educandos
O Ensino Médio oportuniza ao aluno um ambiente próprio para o exercício da autonomia, promove uma educação que contribui significativamente no protagonismo de seu conhecimento, ajudando na formação crítica, ética, social e política.
Desenvolve também o projeto de orientação profissional e vocacional, com o objetivo de levar o jovem a refletir sobre sua escolha, respeitando todos seus passos no caminho para uma decisão livre e consciente.
Oferece um currículo moderno e atualizado segundo as exigências dos melhores vestibulares e do ENEM.
O currículo é composto pela Base Comum e pelo Itinerário Formativo Integrado. A Base está estruturada em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física e Produção Textual), Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias (Física, Química e Biologia) e Ciências humanas e sociais aplicadas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia); e no Itinerário Integrado, em duas áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias, com a elaboração do Projeto de Vida e formação profissional, como um todo indissociável de saberes integrados e significativos.
– Objetivos do Novo Ensino Médio
- Estabelecer uma proposta pedagógica que articula a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Paulista do Ensino Médio e o contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural dos estudantes;
- Consolidar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- Realizar a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- Auxiliar no aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- Ajudar na compreensão dos fundamentos científico‑tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática de cada disciplina;
- Os projetos desenvolvidos são apresentados em eixos temáticos e atividades interdisciplinares. No decorrer do ano letivo são realizadas atividades de enriquecimento cultural, relacionadas aos conteúdos trabalhados. São desenvolvidos também projetos especiais como: Visitas e viagens de caráter cultural, Olimpíadas de Conhecimento, Feira Internacional, Fórum de Profissões, Estudo Dirigido, Estudo Avançado e Oficinas.
– Diferenciais do Novo Ensino Médio CFJ23
- Projeto de Vida;
- Projeto das profissões e acompanhamento com psicólogo educacional;
- Visita à Universidades;
- Aulas interdisciplinares com diferentes áreas do conhecimento;
- Aprendizagem colaborativa;
- Concurso Literário;
- Aulas utilizando metodologias ativas;
- Aprendizagem baseada em projetos;
- Metodologia com gameficação;
- Olimpíadas de conhecimentos – OBA, OBMEP;
- Parlamento Jovem;
- Voluntariado Social e campanhas solidárias;
- Mostra Científica;
- Incentivo à cultura da sustentabilidade e consciência ambiental;
- Simulados de Enem e Vestibulares específicos como USP, UNICAMP, UNESP;
- Ensino baseado em neurociência aplicada à educação;
- Letramento Científico;
- Oficinas de Produção de Texto;
- Cultura Maker;
- Saídas pedagógicas.
Horário do Período Regular
- das 7h15h às 12h35 (manhã)