Novo Ensino Médio

– Educação plena e com foco no protagonismo dos educandos

O Ensino Médio oportuniza ao aluno um ambiente próprio para o exercício da autonomia, promove uma educação que contribui significativamente no protagonismo de seu conhecimento, ajudando na formação crítica, ética, social e política.

Desenvolve também o projeto de orientação profissional e vocacional, com o objetivo de levar o jovem a refletir sobre sua escolha, respeitando todos seus passos no caminho para uma decisão livre e consciente.

Oferece um currículo moderno e atualizado segundo as exigências dos melhores vestibulares e do ENEM.

O currículo é composto pela Base Comum e pelo Itinerário Formativo Integrado. A Base está estruturada em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física e Produção Textual), Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias (Física, Química e Biologia) e Ciências humanas e sociais aplicadas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia); e no Itinerário Integrado, em duas áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias, com a elaboração do Projeto de Vida e formação profissional, como um todo indissociável de saberes integrados e significativos.

– Objetivos do Novo Ensino Médio

  • Estabelecer uma proposta pedagógica que articula a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Paulista do Ensino Médio e o contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural dos estudantes;
  • Consolidar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • Realizar a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • Auxiliar no aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Ajudar na compreensão dos fundamentos científico‑tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática de cada disciplina; 
  • Os projetos desenvolvidos são apresentados em eixos temáticos e atividades interdisciplinares. No decorrer do ano letivo são realizadas atividades de enriquecimento cultural, relacionadas aos conteúdos trabalhados. São desenvolvidos também projetos especiais como: Visitas e viagens de caráter cultural, Olimpíadas de Conhecimento, Feira Internacional, Fórum de Profissões, Estudo Dirigido, Estudo Avançado e Oficinas.

Diferenciais do Novo Ensino Médio CFJ23

  1. Projeto de Vida;
  2. Projeto das profissões e acompanhamento com psicólogo educacional;
  3. Visita à Universidades;
  4. Aulas interdisciplinares com diferentes áreas do conhecimento;
  5. Aprendizagem colaborativa; 
  6. Concurso Literário;
  7. Aulas utilizando metodologias ativas;
  8. Aprendizagem baseada em projetos;
  9. Metodologia com gameficação;
  10. Olimpíadas de conhecimentos – OBA, OBMEP;
  11. Parlamento Jovem;
  12. Voluntariado Social e campanhas solidárias;
  13. Mostra Científica;
  14. Incentivo à cultura da sustentabilidade e consciência ambiental;
  15. Simulados de Enem e Vestibulares específicos como USP, UNICAMP, UNESP;
  16. Ensino baseado em neurociência aplicada à educação;
  17. Letramento Científico;
  18. Oficinas de Produção de Texto;
  19. Cultura Maker;
  20. Saídas pedagógicas.

Horário do Período Regular

  • das 7h15h às 12h35 (manhã)
102
110
130
102 110 130