Fundamental – Anos Finais

– Educação plena com foco em autonomia e ampliação de repertório

Nesse período, há um aprofundamento e maior ressignificação do repertório construído mediante experiências do Ensino Fundamental anos iniciais e uma preparação para o ingresso no Ensino Médio.

O estudante é levado a fortalecer a autonomia na vida acadêmica em consonância com o protagonismo e o planejamento do projeto de vida, ampliando assim seu repertório intelectual.

Desafiando e ressignificando as aprendizagens dos anos iniciais, ampliando repertórios em contextos diferentes e de maior complexidade. Proporcionamos o fortalecimento da autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

– Objetivos do Fundamental Anos Finais

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

Diferenciais do Ensino Fundamental Anos Finais CFJ23

  1. Concurso Literário;
  2. Aulas utilizando metodologias ativas;
  3. Programa Bilingue – com o método Cleo;
  4. Aprendizagem baseada em projetos;
  5. Metodologia com gameficação;
  6. Olimpíadas de conhecimentos – OBA, OBMEP;
  7. Parlamento Jovem;
  8. Voluntariado Social e campanhas solidárias;
  9. Mostra Científica;
  10. Incentivo à cultura da sustentabilidade e consciência ambiental;
  11. Simulados;
  12. Ensino baseado em neurociência aplicada à educação;
  13. Letramento Científico;
  14. Estímulo à leitura;
  15. Cultura Maker;
  16. Saídas pedagógicas.

Horário do Período Regular

  • das 7h15h às 12h35 (manhã)
138
116
139
126
140
138 116 139 126 140